Legatus Asset faz transação histórica com XPMalls

seta.png

O fundo Legatus FII LASC 11 aumenta participação no Parque Shopping Belém adquirindo percentual do FII XPMalls

Em um ano muito desafiador por conta da pandemia, restrições de funcionamento dos shoppings e crise econômica, a Legatus Asset Management, única gestora do país especializada na indústria de shoppings, anuncia uma transação histórica e aumenta seu portfólio de ativos ao adquirir percentual de 25% do Parque Shopping Belém.

A transação foi realizada com a XPMalls, fundo de investimento imobiliário da XP Investimentos, que obtinha parte do empreendimento. Com a operação de compra, no valor de R$ 82.966.493,24, o Legatus FII LASC 11, que já possuía 24%, passa a ter 49% do ativo. Essa foi a primeira vez que a XPMalls realizou uma venda de ativo.


A compra foi estimulada pelo crescimento de vendas do Parque Shopping Belém, que obteve resultados positivos mesmo no cenário dos últimos meses, confirmando a tese de que shopping centers são muito resilientes à crise. No período de setembro de 2019 a setembro de 2020, o empreendimento teve um crescimento de 31% nas vendas dos lojistas, mesmo com restrições de funcionamento do cinema, por exemplo.

Além disso, a operação está alinhada com a tese da Legatus Asset de investir em shoppings situados em capitais ou em cidades secundárias com alta densidade populacional, e nas quais os ativos sejam completamente dominantes. “Acreditamos que a localização também faz com que os empreendimentos sofram menos em períodos de crise e que tenham uma performance mais acentuada”, explica Felipe Rodrigues, sócio-fundador da gestora.


Fundos Legatus

Hoje, a Legatus possui uma das maiores rentabilidades do mercado de shopping centers, atuando em praticamente todas as regiões do Brasil, exceto a região Sul. O FII LASC 11 possui participação nos shoppings Parque Belém (PA), Boulevard Vila Velha (ES) e Boulevard Campos de Goytacazes (RJ). Todos em sociedade com a Aliansce Sonae, que também faz a administração dos shoppings.

A Legatus Asset possui um outro fundo que também investe em shoppings, o FIP LA Shoppings, com participações no Boulevard Brasília (DF), no Praça das Dunas, em Natal (RN), e no Praça Pampulha, em Belo Horizonte (MG) – esses dois últimos em fase de projeto e construção.

“Os fundos possuem estratégia de investimentos diferente: o FIP é para investidores que buscam ganho de capital e para ativos greenfield e/ou turn around. Já o FII é para investidores que buscam liquidez com ativos maduros. Em 2017, a Legatus se tornou gestora do FIP LA Shoppings e, desde então, o fundo rendeu 835% na valorização da cota”, acrescenta Rodrigues.

Com uma gestão verticalizada e com um time de colaboradores especializados em shoppings, a Legatus se consolida cada vez mais como uma gestora boutique, e com as principais rentabilidades do mercado.


Parque Shopping Belém

Um dos shoppings de maior crescimento do norte do país, o Parque Shopping Belém está localizado no bairro do Parque Verde e seus números demonstram a sua relevância. Possui 136 mil domicílios em seu entorno, com 443 mil moradores, sendo 42% deles das classes A/B. Com um fluxo de aproximadamente 7 milhões de consumidores e de 1.150 milhão de veículos por ano, o Parque Belém também é o único shopping da cidade que possui torres comerciais interligadas ao mall e é o único com polo universitário, de graduação e pós-graduação.